
No mundo da magia existem habilidades especiais. Algumas são hereditárias, algumas são concedidas ao bruxo por pura sorte em sua nascença, e outras devem ser conquistadas com muito conhecimento e trabalho duro. Abaixo estão listadas as habilidades presentes no RPG Hogwarts Live School (caso haja sugestões, nos envie uma coruja e vamos avaliar):
Animagia
Animago é o bruxo que é capaz de se transformar em um animal sem o uso da varinha. Apenas uma pequena parte da população bruxa é animaga, pois conseguir a transformação perfeita em um animal requer muito estudo e prática. O Ministério da Magia insiste em registrar os animagos porque essa habilidade pode ser utilizada para atividades secretas e criminosas, por motivos óbvios. Nesse registro consta em que animal a pessoa se transforma, o que ela faz, quais são seus sinais de identificação e outros dados. Animagos que não se registrarem perante o Ministério da Magia são considerados ilegais. Você não consegue escolher o animal no qual irá se transformar.
Um animago é diferente de um bruxo transfigurado em animal por diversos pontos: o animago mantém a consciência humana, podendo raciocinar como humano. Já humanos transfigurados em animais se transformam em animais por inteiro, pois perdem a consciência de terem sido bruxos, e precisam de alguém para o transfigurar de volta em um humano. (Fonte)
Avarador
Avarador é o bruxo que consegue fazer magia sem uso da varinha de condão. É uma habilidade extremamente rara e o bruxo deve ter nascido com essa tendência para conseguir se tornar um.
Clarividência
Clarividente é o bruxo que consegue prever o futuro. Essas previsões não acontecem quando o bruxo quer, são como insights em sua mente. Em ON, será necessário combinar a trama com os envolvidos antes de o clarividente poder realizar sua 'profecia'.
Legilimência
Legilimentes são bruxos que, basicamente, conseguem ler a mente de outras pessoas, mantendo o contato visual. Para isso, utiliza-se o feitiço "Legilimens". É uma habilidade muito rara e que requer bastante empenho e treino. A legilimência possui três níveis:
Nível um: Neste nível, o bruxo legilimente precisa apontar a varinha para a vítima e utilizar o Legilimens para penetrar em sua mente. Ele conseguirá enxergar apenas o que o outro bruxo/pessoa está pensando no exato momento em que o feitiço é realizado.
Nível dois: O legilimente consegue acessar e revirar as memórias da vítima, enxergando sua mente como um livro totalmente aberto.
Nível três: O legilimente, além de conseguir acessar todos os pensamentos, memórias, lembranças da vítima, consegue também manipular essas informações, apagá-las ou distorcê-las.
Licantropia
Licantropos são bruxos que foram mordidos por um lobisomem durante a lua cheia e não morreram. Sendo assim, adquiriram a maldição e se tornaram lobisomens também. Sua transformação ocorre durante toda lua cheia, e o bruxo perde também sua consciência. O efeito pode ser amenizado bebendo a poção mata-cão.
Metamorfomagia
Habilidade extremamente rara, o bruxo já nasce com ela. O metamorfomago consegue transfigurar sem uso da magia partes do corpo, como: cor dos olhos, do cabelo, do nariz, etc. Nem todos metamorfomagos possuem total domínio da técnica. Com o tempo, o bruxo que tem essa habilidade consegue mudar totalmente sua aparência e até se parecer com outras pessoas.
Nereidismo
Descendentes dos sereianos da Grécia. Podem ser filhos, netos ou até bisnetos de um sereiano legítimo. Nereidos(as) possuem a aparência normal de um ser humano, com a exceção de uma fenda branca quase imperceptível embaixo de cada orelha. Quando entram na água (quando estão totalmente mergulhados nela), se transformam: seu corpo adquire escamas, nadadeiras, as fendas em seu pescoço dilatam e se tornam guelras. Nereidos são considerados mais perigosos que sereianos. Se uma pessoa ouvir o canto, assisitir a dança, ou até mesmo somente olhar para um Nereido transformado, ela ficará enfeitiçada e fará tudo o que o Nereido(a) quiser. Atenção: O nereido não tem domínio sobre quem quer enfeitiçar ou não, ele enfeitiçará qualquer um que seja do sexo oposto.
Oclumência
Oclumentes são bruxos que são capazes de bloquear a mente contra o ataque de legilimentes. Assim como a legilimência, é uma habilidade muito difícil de se adquirir e precisa de bastante treino e esforço. É dividida também em três estágios:
Nível um: O bruxo aprende a deixar sua mente vazia, de maneira que nada possa ser lido
Nível dois: O bruxo cria uma barreira, bloqueia a memória com isso;
Nível três: O bruxo consegue mentir descaradamente, se o legilimente, por exemplo, te pergunta a cor da sua gravata, você passa todas as informações sobre uma gravata falsa para que o legilimente conclua que você diz a verdade.
Nível um: O bruxo aprende a deixar sua mente vazia, de maneira que nada possa ser lido
Nível dois: O bruxo cria uma barreira, bloqueia a memória com isso;
Nível três: O bruxo consegue mentir descaradamente, se o legilimente, por exemplo, te pergunta a cor da sua gravata, você passa todas as informações sobre uma gravata falsa para que o legilimente conclua que você diz a verdade.
Ofidioglossia
Ofidioglotas são bruxos que já nascem com a capacidade de se comunicar com as cobras. Normalmente, o bruxo nem sabe que possui essa habilidade até que alguém o diga que falava em uma linguagem estranha. Além de se comunicar, é provável que consiga também manipular o animal. Ofidioglossia não pode ser aprendida.