As missões secundárias fazem parte do novo formato do HLS, a fim de aumentar a jogabilidade do RPG e estimular uma maior interação entre os jogadores, permitindo que todos participem de uma trama. Possibilitar a aquisição de habilidades por um sistema de pontuação ou experiência e propiciar oportunidade de elaboração de tramas democráticas, ou seja, que contam com a participação de todos os jogadores.
Elas acontecem de maneira independente da trama principal, envolvendo personagens aleatórios e levando-os a buscas e aventuras individuais. Passando por uma série de etapas até que sejam por fim, jogadas:
1) Elaboração da missão pelos moderadores
No início de cada ano criam-se uma série de missões secundárias, que não evolvam ou envolvam a trama principal. Essas missões são predefinidas pela moderação do jogo ao longo do ano anterior, envolvem em geral, buscas por itens ou ingredientes mágicos, resgate de personagens, ou até mesmo missões falsas.
2) Desbloqueio da missão por um jogador
Depois de criada, é implantado no blog um pista sobre a missão, um enigma a ser desvendado para que a missão seja desbloqueada por um jogador. Cada missão só pode ser jogada uma única vez, ou seja, não estará disponível para todos que a desbloquearem no blog, apenas para o primeiro a fazê-lo.
3) Inscrições para participação na missão secundária
A missão desbloqueada é anunciada na página principal e os demais jogadores poderão se inscrever para auxiliar na sua execução como personagens secundários que podem auxiliar ou atrapalhar o protagonista na execução da missão. Em geral, personagens secundários são criaturas mágicas a serem interpretadas por um jogador.
4) Elaboração da trama pelos inscritos
Os jogadores que se inscrevem como personagens secundários tem acesso a um fórum para a discussão da trama, em que irão determinar em que ponto da missão irão aparecer, em que chat se posicionar e como agir. Poderão tirar dúvidas a respeito da missão ou sobre as habilidades da criatura que irá interpretar.
Para isso, um moderador ? em geral o criador dela ? que participará efetivamente dessa fase de fórum de criação, explicando sua ideia e adaptando-a conforme as sugestões dos jogadores.
O protagonista da missão NÃO terá acesso a esse fórum.
5) Liberação da missão para a execução
O protagonista e a organização do jogo são notificados do fim da fase de elaboração da trama. Que se torna disponível para a execução após a aprovação final. É marcada então uma data e horário para que a missão seja cumprida pelo protagonista.
6) Execução da Missão
Na data previamente definida o protagonista irá iniciar a missão, enfrentando os desafios pré-determinados. Entretanto, é o curso do jogo dirá se o protagonista obteve sucesso ou não.
Uma missão não concluída ficará disponível para outro jogador.
PREMIAÇÃO:
O protagonista da missão que obtiver sucesso recebe como prêmio o já estava determinado como objetivo da missão e a pontuação referente a cada etapa da missão.
Caso o protagonista não obtenha sucesso sua pontuação será equivalente à das etapas realizadas na missão.
Os personagens secundários recebem a pontuação predeterminada pelo criador da missão, com possíveis acréscimos de jogabilidade, como, por exemplo, impedir que o protagonista realize a missão.
RANKING:
As pontuações obtidas nas missões secundárias vão para um ranking OFF e não tem nada a ver com a taça das casas que é ON. Dessa forma. a pontuação desse ranking será necessária para adquirir habilidades especiais para personagens, assim permitindo que todos possam disputa-las de maneira democrática, as habilidades serão concedidas de acordo com o esforço e a dedicação do jogador, um bom jogo fará será reconhecido.
EXEMPLO:
Logan Ethel Dale encontra um enigma na Grécia e o resolve levando à um campo de preenchimento para execução de uma missão de nome "Busca pelo Espelho de Morgana Le Fay", além disso há alguns detalhes sobre o item e sua possível localização em uma curta narração que explicaria o motivo da missão em on, por exemplo:
Você encontrou um elfo doméstico que lhe contou a respeito de um item mágico muito poderoso perdido há muito tempo em terra do norte, segundo ele, esse item pertenceu a uma poderosa feiticeira, Morgana Le Fay e refletia muito mais do que a face da feiticeira, através dele Morgana podia encontrar a localização de qualquer coisa que desejasse.
Lembrando, que qualquer um pode elaborar missões e enviá-las para a que a moderação avalie e coloque em prática.
Sugestões são bem vindas.
Nos vemos nos fóruns de elaboração!